
Começaram, há alguns dias, os pagamentos dos R$ 600 do Governo Federal, em razão do estado de calamidade que o país enfrenta. Embora o valor seja costumeiramente transferido diretamente à conta bancária do beneficiado, muitas pessoas se perguntam se é possível sacar o auxílio emergencial na lotérica.
LEIA MAIS
‘Quem tem direito, vai receber’, diz Onyx sobre auxílio emergencial
Saque de auxílio emergencial começa a ser liberado hoje
Ex-ministro terá ‘duelos’ no STF contra Bolsonaro e Lula
Confira abaixo quais as formas de movimentação do valor.
É possível sacar o auxílio emergencial na lotérica?
Sim, é possível. Isso porque milhões de brasileiros sequer possuem contas bancárias nas quais o valor de benefício possa ser depositado.
Assim, a Caixa providenciou, para estes, a abertura de poupanças digitais sem o porte de cartão bancário. Nesse sentido, esses cidadãos devem procurar as agências bancárias ou casas lotéricas para sacar o auxílio emergencial.
Saque nas casas lotéricas deve respeitar calendário
Ainda, houve a estipulação de calendário para o saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas. Esse, portanto, tem por objetivo evitar aglomerações nesses locais, em razão da pandemia de coronavírus.
Aliás, o saque do auxílio nas lotéricas se iniciou hoje e respeita as seguintes datas, que foram estipuladas e acordo com o mês de nascimento do beneficiário:
- 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro;
- 28 de abril – nascidos em março e abril;
- 29 de abril – nascidos em maio e junho;
- 30 de abril – nascidos julho e agosto;
- 04 de maio – nascidos em setembro e outubro;
- 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro.
Aliás, a partir de hoje é possível que o beneficiário acesse um código de autorização de saque por meio do aplicativo Caixa Tem. Nele, deve-se informar o valor que será movimentado e, então, será concedido ao indivíduo um código autorizador.
Dessa maneira, no dia previsto para o cidadão sacar o auxílio emergencial na lotérica ele deve apresentar esse código, assim como um documento pessoal. Fonte: DPN