Esportes

‘Muito mais preparado e maduro’: ex-diretor do Grêmio elogia Dudu antes de retorno ao exterior e conta como ‘obsessão’ ajudou a contratar atacante

Rui Costa era executivo do clube gaúcho quando repatriou o atacante da Ucrânia em 2014

Um jogador mais completo, campeão e protagonista. Assim Eduardo Pereira Rodrigues, o Dudu, deixa o Brasil seis anos depois de ter voltado por influência do diretor executivo Rui Costa, então no Grêmio em 2014, quando foi buscar o jogador no Dínamo de Kiev, da Ucrânia e do técnico Enderson Moreira. Naquela ocasião, o atacante ainda não era uma referência como hoje, mas já era observado pelo então dirigente desde quando despontou no Cruzeiro.

“Tínhamos o nome dele em nossas observações, juntamente com vários atletas brasileiros que estavam no exterior, e quando o Enderson Moreira citou o Dudu, já tínhamos amplo conhecimento das suas características e trajetória profissional. A partir desta sintonia, surgiu a oportunidade de buscarmos um atacante de profundidade, veloz e com muita qualidade técnica, perfil este muito bem representado pelo Dudu. Naquela época não tínhamos ninguém no Brasil com a característica dele. Chegamos ao consenso que ele seria muito importante para o Grêmio naquele momento, e a forma como conduzimos a negociação foi preponderamente para que ele aceitasse vir para o clube”, explica Rui Costa.

Desde os tempos de executivo do Grêmio, o diretor sempre teve obsessão pelo mais profundo monitoramento de jogadores, com um amplo banco de dados e um trabalho bem próximo dos departamentos de inteligência e análise de desempenho, aliado às conversas com a comissão técnica. Foi desta maneira que Dudu conseguiu amadurecer na equipe gaúcha e, hoje, deixa o Brasil muito mais completo do que quando voltou ao país, há seis anos.

“Em determinado momento da assinatura do contrato com o Grêmio, depois de termos conversado bastante, percebi que ele estava muito focado em ser protagonista no futebol brasileiro, o que se confirmaria , tanto no Grêmio como no Palmeiras. Foi com essa percepção muito clara que eu afirmei que ele teria uma trajetória de muito sucesso neste retorno ao Brasil. O tempo confirmou esta previsão, e eu percebo que ele deixa o país muito mais preparado e maduro do que quando voltou do exterior, inclusive em uma condição de ídolo”, destaca.

Além de Enderson Moreira, Rui Costa também aponta a participação do técnico Luiz Felipe Scolari como importante na passagem do atacante pelo time gaúcho. “Enderson foi um grande entusiasta e parceiro na vinda do Dudu e na sua readaptação ao futebol brasileiro, depois o Scolari foi importante também no aprimoramento do atleta, naquilo que hoje é sua principal característica. Lembro que ele (Scolari) se dedicou muito a evoluir o Dudu no aspecto de finalização a gol e na busca da condição de artilheiro, o que se mostrou extremamente importante e decisivo na sua carreira.  Foi assim que ele teve grande destaque no Grêmio e se transformou em um dos grandes protagonistas do futebol mundial no Palmeiras”, completa Rui Costa.

A negociação envolvendo Dudu, Palmeiras e o Al-Duhail, do Catar, vive momentos decisivos. O FOXSports.com.br apurou na noite da última terça-feira com fontes ligadas ao estafe do atleta que a negociação envolvendo o camisa 7 não foi selada ainda por conta da burocracia e da troca de documentos envolvendo as partes. Porém, o craque realizou exames médicos, e o negócio deve finalmente ser fechado nesta quarta-feira.

O FOXSports.com.br apurou que que o documento oficial chegou às mãos do Palmeiras nesta terça-feira. Segundo apuração do ESPN.com.br, que confirmou a informação antecipada pelo Esporte Interativo no último domingo, o acordo será por empréstimo de um ano com poder de compra fixado ao final do contrato caso o camisa 7 alcance algumas metas.Clique aqui e confira a reportagem completa

Veja também

Bruno Henrique diz ‘diferencial’ de Gabigol e detalha parceria no ataque do Flamengo

Cruzeiro pagou R$ 2,3 mi a agente em intermediações irregulares na CBF

Governo de São Paulo autoriza retorno do Campeonato Paulista para 22 de julho

‘É um menino da Vila’: presidente do Santos fala sobre reaproximação com Neymar, mas ataca Barcelona. Veja

 

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Meacheaki Noticias e Entretenimento. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close