
A Prefeitura de Feira de Santana confirmou, na noite desta quinta-feira (19), o sexto caso de coronavírus na cidade. Trata-se de um paciente tem 29 anos com histórico recente de viagem para o Rio de Janeiro.
Segundo a gestão municipal, o homem relatou que sentir os primeiros sintomas da doença pouco depois que retornou da viagem e foi atendido pela Vigilância Epidemiológica da Prefeitura.
+Estado do Rio de Janeiro registra a segunda morte por coronavírus
+Em Madri, pandemia do coronavírus matou uma pessoa a cada 16 minutos
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, enfermeira Francisca Lúcia da Silva Oliveira, foi feita a coleta de material para realização do exame e, desde então, o homem está sendo monitorado, assim como seus familiares e pessoas com as quais o paciente manteve contato.
A prefeitura informou, em nota, que o homem passa bem e não tem, no momento, necessidade de internamento hospitalar. O paciente cumpre isolamento domiciliar de 14 dias.
+Isolamento de populações poderá ter que se manter durante meses
Com a confirmação, a Bahia passa a registrar 32 infectados por coronavírus. São 18 em Salvador, seis em Feira de Santana, quatro em Porto Seguro, dois em Lauro de Freitas, um em Prado e um em Itabuna.
O primeiro caso de coronavírus em Feira foi de uma mulher de 34 anos que viajou para Milão e Roma e voltou infectada. Ela passou o vírus para sua empregada doméstica, de 46 anos. A funcionária, por sua vez, transmitiu coronavírus para seus pais, ambos idosos.
Além deles, uma outra mulher que viajou para Houston e Nova York, nos Estados Unidos, foi diagnostica. O marido dela também fez exames, mas não contraiu o vírus.
Outros casos
O caso ainda não conta no boletim mais recente da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que contabiliza casos confirmados de janeiro até as 17h desta quinta-feira. A divulgação foi feita pela prefeitura de Feira cerca de uma hora após o documento ser publicado pela pasta.
Nos dados da Sesab, foram divulgados 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 31 foram confirmados, 443 foram descartados e 524 aguardam análise laboratorial.
No boletim mais recente foi confirmado o primeiro caso em Itabuna e que já existem casos de transmissão comunitária do vírus no estado.
A transmissão comunitária ocorre quando não é mais possível identificar a fonte infecção em pacientes que contraem a doença, o que indica que o vírus já circula entre a população. Até o momento, além da Bahia, há transmissão comunitária no Rio de Janeiro (capital), Belo Horizonte (capital), Porto Alegre (capital), Santa Catarina (sul do Estado – região Tubarão), e nos estados de Pernambuco e São Paulo.
Dos 31 casos confirmados que constam no boletim da Sesab, três ainda têm a fonte de contágio investigada. Os infestados que ainda não sabem de onde pegaram a doença são uma mulher de 45 anos e dois homens, um de 29 anos e outro de 45.