O seu cão é muito ansioso? O que pode estar a causar este comportamento
O seu cão fica nervoso quando ouve algum ruído? De acordo com novos estudos o barulho trata-se de uma das formas mais comuns de ansiedade nos animais de estimação

Segundo um artigo publicado na revista Galileu, um novo estudo, aliás o maior de sempre sobre o temperamento canino, apurou que algumas raças de cães estão mais predispostas a comportamentos de medo, agressão e ansiedade.
O estudo
Conforme refere a Galileu, os investigadores receberam mais de 13.700 respostas, representativas de 264 raças. De modo a que o estudo fosse preciso e os dados apurados confiáveis, os cientistas resolveram analisar somente 14 raças que incluíam no mínimo 200 cães. Os resultados, que foram divulgados no periódico Scientific Reports indicam que 72,5% de todos os patudos tem pelo menos um comportamento associado à ansiedade.
Adicionalmente, os académicos finlandeses detectaram que a sensibilidade ao ruído é a mais comum em todas as raças, afetando 32% dos cães. Sendo que quanto mais avançada for a idade do animal, mais sensível este tende a ser ao barulho. À volta 17% dos cães tem medo de outros cães, 15% sentem-se inseguros quando estão com estranhos e 11% tem receio de cenários novos.
Mas, há mais. Os investigadores aperceberam-se que determinadas raças apresentam um maior grau de ansiedade. Segundo um artigo publicado na revista Science, as raças mais medrosas em geral são o cão d’água espanhol, o pastor-de-shetland e os rafeiros. A sensibilidade ao barulho mostrou ser mais notória nos Lagotto Romagnolos, Wheaten Terrier e novamente nos rafeiros. E um outro dado surpreendente e que se destacou é que cerca de um décimo dos schnauzers miniatura sentem medo e são agressivos quando estão com estranhos.
De acordo com os autores do estudo, é provável que a genética explique esses comportamentos – assim como acontece com os humanos.