
Nesta sexta-feira (10), o número de mortes ocasionadas pela Covid-19 já ultrapassou os 100 mil no mundo todo. A contagem em tempo real é fornecida pelo centro de estudos sobre o coronavírus da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que recebe os dados oficiais de outros países.
+Apple e Google se unem para usar Bluetooth de celulares para rastrear coronavírus
+TAILÂNDIA: Hospitais criam protetores faciais para recém-nascidos contra o coronavírus
A Itália, anterior epicentro da pandemia, continua sendo o país com o maior número de mortes, com 18.849 óbitos confirmados. Os Estados Unidos, agora no auge da contaminação, são o segundo colocado com 17.925 falecimentos até este momento. No entanto, a Itália está em uma curva de redução do número de mortes diárias, o que não parece próximo de acontecer nos EUA.
Os Estados Unidos também são o país o campeão no número de casos confirmados, com mais de 473 mil testes positivos para o coronavírus. Espanha, Itália, França, Alemanha e China vêm em seguida, nesta ordem. Nenhum deles tem mais de 200 mil casos confirmados.
Leia também: 6 motivos para ficar mais otimista com o combate ao coronavírus
O número de falecimentos vem crescendo exponencialmente. A título de comparação, depois que a primeira morte foi confirmada na China, no início de janeiro, o número só atingiu os 50 mil no dia 2 de abril. Agora, os óbitos totais passaram de 50 mil a 100 mil em apenas 8 dias.
Vale lembrar que os governos federais contabilizam apenas as mortes e casos confirmados como coronavírus. Um número muito grande de óbitos resultantes dos sintomas típicos da Covid-19 ao redor do mundo ainda aguardam confirmação e outros nunca entrarão para as estatísticas.