
O então Ministro da Justiça Sério Moro, foi pego de surpresa na manhã desta sexta-feira(24), com a publicação no diário oficial da exoneração do Diretor da PF. Segundo Valdo Cruz da Globo News, o ministro sabia desde que Valeixo deixaria o cargo, em sua conversa com o presidente Bolsonaro havia deixado claro o desejo de trocar o diretor neste momento.
LEIA MAIS.
STF autoriza abrir investigação sobre atos antidemocráticos
Lula e PT mudam posicionamento e pedem ‘Fora Bolsonaro’
Em meio à pandemia, Bolsonaro age para influenciar sucessão de Maia
Em meio especulações e relações conflituosas entre Moro e o Presidente, a tendência é que moro deixe o governo segundo informações dos assessores, “não vamos cravar nada pois se trata de uma tendência, que Moro deixe o Ministério da Justiça” disse Cruz. Em meio as incertezas do que acontece em Brasilia.
Desde do ano passado o presidente manisfestava interesse em trocar o diretor da PF, para clocar alguém de sua confiança . Em agosto, o presidente afirmou que pretendia substituir o superintendente da PF no Rio de Janeiro por razões de “produtividade”. “Quem manda sou eu”, afirmou na ocasião. Um dia depois, amenizou: “Tanto faz”.
Ainda de acordo com informações do Valdo, esse desdobramento tão rápido, se deve por conta das investigações em curso contra o filho do presidente, Flávio Bolsonaro, senador.
Moro tinha um nome para o lugar de Mauricio Valeixo, se tratava do delegado Fabiano Bordignon, diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), porém a ala palaciana tinha outro nome Alexandre Ramagem, da Abin, delegado da Policia Federal e hoje muito próximo aos filhos do Bolsonaro.
Nas palavras de Valdo Cruz, a ala palacina quer controlar as investigações contra a família Bolsonaro, que começou no meio do ano passado, as investigações poderiam atingir aliados do presidente, em meio a novo inquérito que foi aberto no Supremo Tribunal Federal a pedido do procurador da Republica Augusto Aras, para investigar os atos antidemocrático que aconteceram no domingo passado em Brasilia.
Todos esperam ansiosamente o pronunciamento do Ministro da Justiça Sérgio Moro, marcada para às 11h desta sexta-feira(24), para saber de fato se ele de fato fica ou deixa o governo.