BahiaNotÍcias

Secretário de Saúde da Bahia revela apreensão com chegada de respiradores e anuncia testes em massa para profissionais de saúde

Parte dos respiradores que deverão chegar ao estado nos próximos dias será destinada ao hospital de campanha instalado na Arena Fonte Nova.

O governo da Bahia aguarda para esta semana a chegada de 350 respiradores negociados diretamente com uma empresa chinesa. Os equipamentos, necessários para o tratamento de pacientes com coronavírus, deixaram o país asiático no sábado (2) e serão fundamentais para a criação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado.

Embora a compra já tenha sido concretizada, o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, adota cautela como postura. O temor é de que os aparelhos sejam interceptados, como ocorreu no início de abril, quando 600 respiradores adquiridos pelo Consórcio Nordeste ficaram retidos no aeroporto de Miami, nos Estados Unidos.

LEIA MAIS

Ministro da Saúde embarca para Manaus neste domingo

Covid-19: Anvisa mantém contato com fabricante do remdesivir

Coronavírus: o que são os ‘dedos de covid’, um dos mais novos possíveis sintomas identificados da doença?

Para garantir que o equipamento desembarque em solo baiano, o governo do estado tem mantido sigilo sobre a rota utilizada. Mesmo sem divulgar detalhes estratégicos da operação, Fábio Vilas-Boas mostra apreensão com o transporte dos aparelhos.

“Não vou me arriscar a garantir a chegada. Só vou acreditar quando o respirador estiver no nosso almoxarifado. A gente sabe as questões que estão envolvendo o transporte de respirador por todo o mundo. Esse é o equipamento mais desejado por todos os países”, disse.

“Enquanto não tiver decolado da China, pousado no Brasil e aqui dentro, transferido para a Bahia, não poderemos descansar. Nós vimos situações como a dos estados de Pernambuco e Ceará, que conseguiram tirar os respiradores da China, que já é uma coisa difícil, e, quando os equipamentos chegaram no Brasil, foram arrestados pelo Governo Federal”, completa.

“Então, é muito difícil. Estamos cercados de aparatos jurídicos e apoio para mitigar essas contingências que podem acontecer durante o transporte”, disse Fábio Vilas-Boas em entrevista ao Jornal da Manhã desta segunda-feira (4).

Conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) na tarde do último domingo (3), 180 dos 333 leitos de UTI disponíveis atualmente estão ocupados, o que representa uma taxa de 54%. Se o crescimento de casos se mantiver em aproximadamente 8% ao dia, a previsão é de que a Bahia ficará sem leitos a partir do mês de junho.

“A ideia é exatamente tentar casar ao máximo a taxa de uso de UTI com nossa capacidade de oferta. Temos alguma limitação em torno de respiradores, estamos aguardando a chegada dos respiradores que compramos na China e Inglaterra. Persistindo essa taxa que temos hoje, devemos atravessar o mês de maio sem maiores dificuldades de atender a demanda da população”, disse.

“Nosso medo é em relação ao mês de junho em diante, persistindo a taxa atual, teremos dificuldade para ofertar leitos. Por isso é importante derrubar a taxa para abaixo de 6%”, completou o secretário.

Parte dos respiradores que deve chegar ao estado nos próximos dias será destinada ao hospital de campanha instalado na Arena Fonte Nova.

“Serão enviados também. Na Fonte Nova a previsão é de abertura de 140 leitos de enfermaria nos camarotes e uma grande UTI de cem leitos. A obra conclui essa semana, inclusive com instalação do tomógrafo. A organização social gestora será contratada essa semana, já foi selecionada. Estamos fazendo todos os esforços para montar equipes nos próximos dias e na próxima semana abrir a Fonte Nova como hospital de campanha”, pontuou Fábio Vilas Boas.

O boletim da Sesab aponta que a Bahia possui mais de 3,5 mil casos confirmados de coronavírus, com 128 mortes.

Testagem em massa para profissionais de saúde

A Bahia possui mais de 200 profissionais de saúde contaminados com o coronavírus. Fábio Vilas-Boas mostrou preocupação com a situação, já que médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem assintomáticos podem levar a doença para dentro dos hospitais.

Para garantir o afastamento de funcionários contaminados, o secretário anunciou uma testagem em massa nas unidades de atendimento hospitalar do estado.

“O governador determinou que fossem testados 100% dos profissionais de saúde que trabalham em hospitais, UPA’s, unidades de emergência, centro de triagem de coronavírus. Vamos iniciar ao longo dessa semana e nos estruturar para cada duas semanas, 15 dias, fazer uma nova testagem de todos os profissionais de saúde de hospitais públicos e privados que estiverem atendendo pacientes com coronavírus. A ideia é excluir do trabalho os que estão positivos e assintomáticos”, explicou.

A situação no sul da Bahia é uma das principais preocupações do secretário em relação aos profissionais de saúde. Em abril, o médico Gilmar Calazans, de 55 anos, morreu após ser diagnosticado com a doença. Ele trabalhava na parte de internamento do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus.

“O rastreio que fizemos em Ilhéus apontou que 30% dos funcionários que testaram positivo não tinham sintomas. As pessoas estavam com coronavírus e não sentiam nada. Isso é um perigo muito grande para as áreas hospitalares. Acaba contaminando os colegas e também os pacientes”, alertou o secretário.

Os três municípios baianos com maior coeficiente de incidência por milhão de habitantes estão localizados na região sul. Ilhéus (1.441,53%), Uruçuca (1.315,85%), Itabuna (1055,23%) são as cidades com quadro de transmissão mais grave da doença, segundo boletim da Sesab.

 
Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Meacheaki Noticias e Entretenimento. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close