BrasilNotÍcias

Saiba como diferenciar dengue e Chikungunya, confira o perfil de cada doença

Ambas são arboviroses transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, mas possuem sintomas e tratamentos diferentes

A dengue e a Chikungunya têm muito em comum. Ambas são arboviroses transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. E a única forma de eliminar as duas doenças é através do combate ao mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.

VEJA TAMBÉM

Mas, apesar das semelhanças, elas se diferem nos sintomas e na forma de tratamento. O primeiro sintoma da dengue é a febre alta, entre 39º e 40º C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

 Já a Chikungunya apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele), que costumam durar de 3 a 10 dias.

Complicações

A dengue pode causar desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando estiver doente.

 No caso da Chikungunya, a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaços nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.

Tratamentos

O meio de infecção é o mesmo e os sintomas são parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), recomenda a ida ao posto de saúde caso esteja com sintomas e evitar a automedicação.

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Meacheaki Noticias e Entretenimento. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close