BahiaNotÍcias

Aluna mais idosa da rede municipal de Salvador, dona Norberta morre aos 102 anos

Em 2017, o CORREIO contou a história dela, que cursava a Educação para Jovens e Adultos

Aos 102 anos, dona Norberta Pereira de Assis, que ficou conhecida como a aluna mais idosa da rede municipal de Salvador, morreu na noite da última terça-feira (4). Desde 2016, ela frequentava a Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Comunitária Cristo Redentor, na Chapada do Rio Vermelho.

 Em 2017, o CORREIO contou a história de dona Norberta, então com 99 anos.
“Estudo aqui e em casa para continuar minha missão”, contou, à reportagem, na época. A missão a que se referia, para ela, era óbvia. “Estudar, claro”, respondeu.

Foi levada à escola por uma vizinha. Dizia que não aguentava mais ficar sozinha em casa e a vizinha percebeu a situação. “Não sei porque eles (os jovens) não gostam de estudar. Eu sou boa aluna, graças a Deus”, contou, em 2017, antes de declarar o amor pela professora. “Ela me ensina e me ajuda”, explica.

Dona Norberta era sempre a primeira a chegar na escola. Por vezes, entrava na sala antes mesmo da professora. Costumava sentar em uma mesa mais alta, como a dos professores e diferentes dos colegas, que usavam as carteiras que também eram usadas pelas crianças, durante o dia.

Ao chegar na instituição, já sabia ler, mas não tinha costume. A escola teve que se adaptar à aluna. As letras das provas tinham um tamanho maior e sempre havia alguém para ajudá-la na escada.

“Uma pessoa totalmente lúcida. Observadora, participava das aulas e era o xodó da nossa EJA”, afirmou Regina Souza dos Santos, vice-diretora do matutino e professora na EJA, em nota divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), nesta quinta-feira (5).

Mostre mais

Artigos relacionados

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Meacheaki Noticias e Entretenimento. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close