Tecnologia

Sonda Insight da Nasa pousa em Marte

Objetivo é analisar e investigar mais detalhes sobre o planeta

A sonda Insight, da agência espacial americana Nasa, pousou na superfície de Marte nesta segunda-feira, 26. A aproximação da nave e o pouso foram transmitidos ao vivo pela agência espacial.  A confirmação do pouso ocorreu às 17h53 (horário de Brasília) e foi comemorada por cientistas que acompanhavam o procedimento no centro de controle da missão, em Pasadena, na Califórnia.

+Veja cinco aplicativos gratuitos para personalizar seu Android

A sonda, que leva instrumentos para detectar calor e vibrações sísmicas nunca medidas fora da Terra, foi construída para explorar as profundezas do planeta vermelho. O pouso ocorreu depois de a nave percorrer 548 milhões de quilômetros durante uma jornada de seis meses no espaço profundo.

A extensão da sonda será de seis metros, com o peso chegando em 360 kg. Os intrumentos devem funcionar por 1 ano de Marte – cerca de 2 anos da Terra.

A apreensão para o pouso era grande. “Com Marte nada está nunca garantido. Marte é difícil”, resumiu no domingo Thomas Zurbuchen, chefe da seção científica da Nasa, que aprovou essa missão de quase 1 bilhão de dólares.

Outros lançamentos
Esta é primeira vez desde 2012 que um artefato tenta pousar sobre Marte, depois do veículo Curiosity da Nasa, o único atualmente ativo na superfície do planeta vermelho. Só os Estados Unidos conseguiram colocar artefatos no planeta. Mais da metade das 43 tentativas de levar a Marte robôs, satélites ou otros – executadas por agências espaciais de todo o mundo – falharam.

Fonte: Correio 24 Horas

 

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
%d blogueiros gostam disto: