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Hamilton aproveita erro de Vettel e vence GP da Alemanha

Inglês se beneficia da virada de tempo e agora tem 17 pontos de vantagem no campeonato

temporada da Fórmula 1 sofreu nova reviravolta neste domingo (22). Em um momento no qual a Ferrari e Sebastian Vettel apresentavam um desempenho maduro e ameaçavam controlar o campeonato, um erro do alemão recolocou a Mercedes e Lewis Hamilton na liderança. Com uma corrida de recuperação ao sair da modesta 14ª colocação para o primeiro lugar, o britânico venceu o Grande Prêmio da Alemanha e voltou à o ponta da temporada.

A vitória veio como resultado da sorte e ousadia. Hamilton recusou a ordem da Mercedes de parar nos boxes, provavelmente para colocar pneu de chuva, e segurou “no braço” a primeira colocação. Pressionado pelo companheiro Valtteri Bottas, que tinha o carro sustentado por compostos adequados à pista molhada, o britânico sustentou a liderança e caminhou para abrir vantagem no campeonato.

Vice-líder ao chegar à Alemanha, Hamilton alcançou 188 pontos e subiu para o primeiro lugar. Com o abandono ao colidir o carro contra o muro enquanto liderava a prova deste domingo, Vettel tem 171 pontos nesta metade de temporada.

VETTEL LARGA BEM, E HAMILTON SOFRE “NO BOLO”

Desde o sábado (21), o alemão tetracampeão mundial sabia que seria pressionado por Valtteri Bottas assim que as luzes vermelhas apagassem. Mesmo com a boa largada do finlandês da Mercedes, Vettel se sustentou na liderança e ainda abriu confortável vantagem em relação ao concorrente.

Vettel fechou a “porta” na primeira curva, e Bottas optou por uma direção mais conservadora para sustentar a posição na largada. Enquanto isso, Raikkonnen segurou Max Verstappen e também se manteve no bloco da frente.

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Lewis Hamilton, principal concorrente de Vettel pelo título mundial, acabou preso no bloco intermediário nas primeiras voltas em Hockenheim. O britânico subiu apenas duas posições nos três primeiros contornos no circuito.

CORRIDA DE RECUPERAÇÃO

O início lento atrapalhou, mas Lewis Hamilton fez uma corrida de recuperação na Alemanha. A partir da quinta volta, o vice-líder do campeonato se impôs sobre os carros do bloco intermediário e não demorou a alcançar o grupo que disputava o pódio. Na metade da prova, o inglês já aparecia no quinto lugar e vislumbrava uma melhor sorte após largar em 14º.

Assim como Hamilton, Daniel Riccardo também mostrou reação ao sair apenas em 19º. Na 20ª volta, o australiano aparecia na zona de pontuação, mas a sorte atrapalhou o competidor da Red Bull. O novo motor falhou, e o quarto colocado na temporada abandonou a corrida. “Perdi potência, tem alguma coisa errada”, disse no rádio ao encostar o carro.

“ISSO É BOBO, ESTOU PERDENDO TEMPO”

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) proíbe o jogo de equipe; embora, obviamente, todos façam. Entretanto, neste domingo (22), a Ferrari tratou de driblar as regras, após muita reclamação de Sebastian Vettel.

O alemão voltou atrás de Kimi Raikkonen, que liderava a prova, e cobrou a troca de posição. Vettel mostrou irritação, enquanto o finlandês ignorava o melhor ritmo do companheiro de Ferrari. “Isso é bobo, estou perdendo tempo”, disse o tetracampeão pelo rádio.

CHUVA CHEGA, E VETTEL ERRA FEIO

Mesmo contrariado, Raikkonen cedeu a liderança para Vettel, que tinha pista livre para ditar o ritmo da prova e conquistar a segunda vitória consecutiva na temporada. Contudo, a chuva veio, o alemão não respeitou a mudança do tempo e entregou a corrida de maneira bizarra.

Na parte mais lenta do circuito de Hockenheim, o alemão perdeu o controle da Ferrari e colidiu com o muro – Vettel não usava pneus para a chuva no momento da batida. Ao invés de aumentar a liderança sobre Hamilton na disputa pelo título, o frustrado piloto da escuderia italiana agora terá que novamente correr atrás.

HAMILTON GANHA DE BANDEJA A LIDERANÇA

A corrida de recuperação de Hamilton acabou premiada com o erro de Vettel. Próximo ao bloco da frente, o britânico pulou para a primeira colocação com a batida do ferrarista e as opções de Bottas e Raikkonen, que, após o acidente do alemão, optaram pelos compostos de chuva para a parte final da corrida. Com informações da Folhapress.

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