BahiaNotÍcias

Coronavírus: combinação entre isolamento e chuva pode piorar sensação de solidão

O isolamento social imposto pelo novo coronavírus (Covid-19) traz uma sentimento de tristeza, ao nos obrigar a ficar em casa e parar nossa rotina de forma abrupta sem a certeza de quando esta será retomada. A chuva que caiu em Salvador nesta terça (24) de quarentena pode aflorar ainda mais os sentimentos durante esse período, dando espaço para a sensação de solidão, explica a psicóloga e psicanalista, Niliane Brito.

Brito compreende que, naturalmente, os dia chuvosos e com o tempo fechado são associados a melancolia e a vulnerabilidade. “O tempo chuvoso traz uma frieza, traz o recolher e o olhar para si. Mas nem todo mundo está preparado para olhar para si. Então, surge a tristeza”, explica.

+Médica de Nova Soure é o 80º caso confirmado de coronavírus na Bahia

A chuva, então, pode criar um sentimento de solitude, ou seja, de reflexão e contato com nós mesmos. Entretanto, o isolamento imposto pela doença retira a possibilidade de escapar dessa sensação ao impedir que deixemos nossas casas e nos ocupemos com várias atividades.

“A imposição distanciamento social vem como um novo estressor. As pessoas tinham a escolha de ficar em casa ou não. Agora, o distanciamento gera solidão pela imposição da nova realidade. Assim, a reclusão e reflexão causada pela chuva, que podia ser vista como algo bom, perde esta característica e o ruim sobressai. Então, temos a sensação de solidão ao estarmos presos nesta situação”, diz.

A psicóloga ressalta que essa solidão que é enfatizada pela chuva nos deixa vulneráveis e mais reclusos. “Esse distanciamento social remete um sentimento que eu chamo de luto em decorrência ao luto da idealização que tinha futuro. Tivemos que parar de forma obrigatória e tudo que é imposto causa uma certa desarmonia”, afirma.

Mesmo com a chuva, é possível amenizar o sentimento de solidão durante a quarentena. Confira abaixo dicas da psicóloga de como se sentir melhor neste período.

Aprendizado –  esse período impõe uma maior reflexão, com isso, é possível buscar melhorar certos aspectos, como a reestruturar a família, que está isolada na mesma casa.

Rotina – é interessante fazer uma lista de afazeres para se manter ativo durante a quarentena. Quem está trabalhando de casa também deve manter a organização como se fosse sair para trabalhar. Uma boa dica é tomar um banho e se arrumar antes de trabalhar ou estudar.

Atividades – essa é a hora de fazer as coisas que você gosta, mas sempre ficam para depois devido à falta de tempo. Na internet, foram disponibilizados livros e cursos gratuitos para o período de isolamento.

Comparação – o ideal é seguir seu ritmo e não buscar se encaixar em um padrão. Não é porque alguém se exercita todos os dias na quarentena que você deve fazer o mesmo, busque atividades que vão te satisfazer.

Iluminação – durante dias de chuva, é interessante iluminar bem a casa porque as pessoas ficam mais vulneráveis às emoções em ambientes mais escuros. Locais mais cinzentos têm um aspecto de tristeza, recolhimento e reclusão.

Novo olhar – busque inventar atividades diferentes e tente extrair aprendizados da situação.

Ajuda – se estiver se sentindo mal, busque ajuda de psicólogos. Muitos deles estão atendendo via internet e alguns oferecem acolhimento psicológico gratuito.

Companhia – valorize quem está com você neste momento. Caso esteja sozinho, entenda que você também é importante e busque estar feliz de forma independente.

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Meacheaki Noticias e Entretenimento. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close