Tecnologia

Conheça os riscos de usar cabos não originais em seu celular

Especialistas alertam para riscos não apenas materiais, mas para os usuários

Muita gente busca as alternativas “mais baratas” quando o assunto é acessório para celular, principalmente cabos e bases para carregador. Mas você sabia que isso pode dar uma dor de cabeça no futuro?

Produtos de qualidade inferior podem não apenas danificar a vida útil da bateria, mas oferecer riscos reais à vida do usuário, como choques elétricos. Segundo Leon Livermore, diretor executivo da organização britânica “Trading Standards”, é preciso ter cuidado na hora de adquirir tais produtos. “Pode custar algumas cifras a mais, mas produtos falsificados ou de segunda mão têm origem desconhecida e podem custar sua casa ou até mesmo sua vida”, revela. Em um teste realizado pela empresa, dos 400 carregadores testados, apenas 3 passaram no teste de segurança.

Reprodução

Para além disso, muitos podem danificar a vida útil da bateria do aparelho. Como eles não passam no processo de adequação, acabam por enviar carga a mais para a peça, o que diminui a capacidade de “segurar” energia.

Leia mais

Facebook causa bug no Spotify, Nubank, Free Fire e Tinder em iPhones

Moto G 5G Plus é o celular mais barato do mundo com 5G

Usuários do PicPay e Nubank reclamam de ‘sumiço’ de dinheiro

 Em entrevista ao portal Uol, Joyce Nogueira, engenheira e especialista em segurança do trabalho, revelou que a dor de cabeça pode ir muito além dos danos materiais. “Depois que a bateria fica cheia, se não houver um sistema que interrompa a corrente, pode haver superaquecimento. Isso pode ‘viciar’ a bateria, danificar o aparelho e até causar acidentes”, contou.

Caso tudo seja original, também é bom seguir algumas regrinhas. Evite enrolá-lo, já que isso pode causar algum problemas nos fios e, consequentemente, um problema maior. Não dobre-o e, acima de tudo, mantenha-o longe de locais muito quentes.

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Meacheaki Noticias e Entretenimento. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close