BahiaNotÍcias

Prefeito de Salvador anuncia proibição de eventos ou atividades com mais de 500 pessoas para evitar propagação do coronavírus

Além disso, ACM Neto também disse que todos os funcionários públicos municipais vindos da Europa, China, Irã e Estados Unidos devem ficar sete dias de isolamento para verificar se estão com o vírus.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou, neste sábado (14), que está proibido qualquer evento ou atividade com mais de 500 pessoas na cidade a partir de segunda-feira (16). A medida é para evitar a propagação do coronavírus na capital baiana. Três casos da doença já foram confirmados em Salvador

Além disso, o prefeito também anunciou que todos os funcionários públicos municipais vindos da Europa, China, Irã e Estados Unidos a ficarem sete dias de isolamento para verificar se contraíram ou não o coronavírus.

De acordo com a prefeitura, esses dois decretos serão publicados em uma edição extra do Diário Oficial do Município.

Por meio das redes sociais, o prefeito afirmou também que os servidores que forem fazer qualquer tipo de viagem estão obrigados a comunicar ao secretário da pasta.

“Essas são medidas preventivas para os cidadãos soteropolitanos. Cada um fazendo a sua parte, vamos passar mais rapidamente por este momento de dificuldade”, escreveu o prefeito.
Prefeito de Salvador anunciou medidas para evitar propagação do coronavírus — Foto: Reprodução/Twitter

Festival da Cidade adiado

O prefeito ACM Neto já havia adiado o Festival da Cidade, evento que celebra o aniversário de Salvador, por tempo indeterminado por causa do risco de disseminação do novo coronavírus. A divulgação foi feita em coletiva na sexta-feira (13).

A festa acontece há sete anos para celebrar o aniversário da primeira capital do Brasil, em 29 de março, e conta com uma programação gratuita com música, shows e apresentações culturais.

Em 2020, o evento chegaria a 8ª edição. Não há previsão de nova data para o evento de comemoração dos 471 anos de Salvador.

“Mesmo estando tranquilo, mas para evitar histeria, resolvi suspender o evento. A ideia é acontecer, mas não em março. Vamos aguardar”, disse ACM Neto.

Além do Festival da Cidade em Salvador, outros eventos e atividades já foram cancelados ou adiados na capital e também no interior do estado. Órgãos públicos e universidades da Bahia também adotaram medidas de prevenção do coronavírus.

Casos confirmados na Bahia

Até o final da tarde de sexta-feira, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) havia confirmado mais quatro casos do novo coronavírus no estado, sendo três deles em Salvador. O resultado foi confirmando por meio de testes.

A Bahia registrou 289 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus). Desse total, sete casos foram confirmados, 153 foram descartados e 129 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais. O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave.

De acordo com os secretário Fábio Vilas-Boas, os casos da capital são: uma mulher de 52 anos e a filha de 11 anos, que voltaram de uma viagem recente à Espanha, e um idoso de 72 anos, que também veio de viagem recente à Itália e está internado em um hospital privado.

O outro caso também se trata de um idoso, de 73 anos, na cidade de Feira de Santana. Ele é marido da mãe da trabalhadora doméstica, que foi contaminada pela dona de casa que ela trabalha, após uma viagem à Itália. Os quatro foram infectados pelo coronavírus.

A dona de casa foi a primeira ocorrência na Bahia, sendo um caso importado. Ela, que tem 34 anos e é residente de Feira de Santana, retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. Ela foi liberada do isolamento domiciliar, em Feira de Santana, na sexta-feira.

A primeira transmissão local do vírus também foi em uma mulher, de 42 anos, que teve contato domiciliar com a dona de casa quando esta ainda estava sintomática. A terceira paciente de Feira de Santana é a mãe da doméstica, de 68 anos. Ainda não há detalhes se o marido da mãe da doméstica é pai ou padrasto dela.

Amostras foram coletadas na residência e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que, de acordo com a Sesab, a partir desta semana foi autorizado a realizar os exames para detectar diretamente o Covid-19, sem necessidade de contraprova em laboratório de referência nacional.

Mostre mais

Artigos relacionados

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Meacheaki Noticias e Entretenimento. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close