NotÍcias

Albert Uderzo, criador de Asterix e Obelix, morre aos 92 anos

Quadrinista sofreu um ataque cardíaco. Foram vendidas mais de 380 milhões de cópias de suas obras

Um dos criadores dos quadrinhos de Asterix, um dos mais famosos do mundo, Albert Uderzo, faleceu na manhã desta terça-feira (24) aos 92 anos. A família do quadrinista confirmou a morte, que aconteceu na região de Neuilly-sur-Seine, próximo a paris.

Os familiares anunciaram que o óbito aconteceu por uma parada cardíaca, e também descartaram a possibilidade de ter sido causado pelo novo Coronavírus, que já deixou mais de 500 mortos na França. Seu genro, Bernard de Choisy disse que Uderzo “morreu em sua casa” e que “estava cansado há várias semanas”

Uderzo e Goscinny criaram personagens marcantes para as histórias em quadrinhos (Foto: Divulgação)

Ao lado de René Goscinny (1926-1977), Uderzo deu vida a personagens que ficarão marcados para sempre no mundo das histórias em quadrinhos. Asterix, o gaulês baixinho, ao lado de Obelix, sua eterna companhia, se juntaram a outras incontáveis figuras, como Ideafix, o cachorrinho dos heróis, e o mago Panoramix.

A obra, lançada pela primeira vez em 1959, acumulou ao longos de décadas 380 milhões de cópias, sendo traduzidas para 111 idiomas. No total foram 24 álbuns produzidos.

Após a morte de Goscinny, Uderzo cogitou a interromper a criação de novas histórias, mas foi convencido e criou enredos inéditos até 2011, quando passou a supervisionar os novos quadrinhos feito por outros criadores.

Mostre mais

Artigos relacionados

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Portal Meacheaki Noticias e Entretenimento. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close