BahiaNotÍcias

Governadores do Nordeste criticam projeto de privatização da Eletrobras

Em carta aberta, seis governadores da Região Nordeste – entre eles o chefe do Executivo baiano, Rui Costa (PT) – e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), criticaram o projeto de privatização da Eletrobras, cujo relator é o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). Os governadores pedem a exclusão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) do grupo Eletrobras, “transformando-a numa empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional”.

“Preocupa-nos, sobremodo, o Projeto de Privatização da Eletrobrás e, em particular, o da Companhia Hidroelétrica do São Francisco/Chesf que, em se concretizando, viria a submeter um ativo do povo da região aos interesses dos investidores, condicionando – por décadas – qualquer projeto ou ação que viesse a demandar água do Rio São Francisco, tanto para o abastecimento humano quanto para a agricultura irrigável”, diz trecho do texto. Para os signatários da carta, “fica clara a priorização do interesse empresarial sobre o social”. O grupo ainda acusa a existência de manobras regimentais para “encurtar” o debate sobre o assunto.

Os governadores ainda destacam que medidas adotadas pelo governo federal não foram suficientes para a retomada da atividade econômica. Há ainda críticas a ações da União, como os cortes propostos no Programa de Aquisição de Alimentos e o “desmonte” do Sistema Único de Assistência Social. “Não podemos aceitar que a insensibilidade social leve a grande parcela dos mais pobres a pagar a conta do necessário ajuste das contas públicas”, afirma o texto, divulgado após encontro dos gestores nesta sexta-feira (18), em Recife. Também assinam a carta os governadores do Ceará, Camilo Santana (PT); Piauí, Wellington Dias (PT); Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB); Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); e Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD).

Fonte: Bahia.Ba

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
%d blogueiros gostam disto: